Notícias

Projeto Na Trilha dos Valores encerra atividades com lançamento de livro infantil


FOTOS E TEXTOS: de parceiros voluntários da empresa Vale e da instituição Colorir parceira.
FONTE: DIVULGAÇÃO VALE E JORNAL EMPRESÁRIOS


O projeto Na Trilha dos Valores desenvolvido pela Vale em parceria com a Oscip Colorir Criando Valores em escolas de Serra e Cariacica encerrou as atividades do ano com o lançamento do livro infantil “Na Trilha dos Valores em: Pare, Olhe e Escute”. O evento foi realizado na última semana, no Parque Botânico e contou com a participação de alunos envolvidos na ação, coordenadores e representantes das comunidades próximas às escolas. Este também foi momento para celebrar os resultados alcançados em 2017, onde 1.456 alunos foram envolvidos em atividades que visam conscientizar os participantes sobre a importância da segurança ferroviária.


Foto: Rita Santos, Escarlena Pacífico e Eugênio Fernandes (autores do livro), Fernando Moraes (Ilustrador) juntamente com a Mariana Diniz (Vale - Relação com a comunidade e Gestora da projeto) e o Gerente Fernando Alcantara (Vale)


 

A proposta da inciativa é levar orientações importantes para crianças, adolescentes e adultos sobre como conviver de forma segura e harmônica com a linha férrea e, assim, sensibilizá-los quanto aos cuidados necessários quando se está próximo à ferrovia, principalmente durante a circulação dos trens. Desde quando foi lançado, em 2014, o projeto alcançou aproximadamente 7 mil pessoas, entre alunos e professores de oito escolas de Serra e Cariacica, municípios da Grande Vitória por onde a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) passa.

 

"O Na Trilha dos Valores é um marco na relação entre a EFVM e as comunidades vizinhas. O uso da educação de forma lúdica e transformadora vai além dos resultados em segurança, auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes. Para nós, da operação ferroviária, tem sido uma experiência única conviver, ensinar e aprender com as crianças que participam projeto", comentou o gerente de CCO e operações I da Estrada de Ferro Vitória a Minas, Fernando Alcantara.


Diretores e Representantes das Escolas, juntamente com a equipe de relações com a comunidade Mariana Diniza e o Gerente Daniel Rocha.


 

O projeto tem como foco principal trabalhar o conhecimento e o envolvimento da comunidade escolar em questões relacionadas à segurança ferroviária por meio de uma metodologia lúdica, que envolve dinâmicas como contação de histórias, jogos sobre a ferrovia e visitas guiadas ao Museu Vale, entre outras ações. O objetivo é, a partir do diálogo e da sensibilização, procurar reduzir o número de ocorrências ferroviárias nesses locais, que podem envolver desde o descarte de lixo de forma incorreta a apedrejamentos e circulação de pessoas sobre ou próximo à ferrovia.


Destaque para a presença do Super Sutentável herói criado pela Oscip Colorir e que tem participação no livro lançado.

 

“Gostaria de agradecer de termos participado do projeto, a nossa comunidade foi impactada positivamente e percebemos nas sementinhas plantadas nas crianças, as plantinhas crescendo, os nossos alunos adoraram as visitas ao Museu Vale e o passeio de Trem, foi uma oportunidade única ”, comentou a diretora da Escola Estadual General Tibúrcio, Leda Maria. 


Destaque para o Coral Jones José do Nascimento - Central Carapina - Escola Integrada ao projeto NTV

 

Livro Infantil

http://valeinformar.valeglobal.net/BR/ES/PublishingImages/livro.pngO livro “Na Trilha dos Valores em: Pare, Olhe e Escute” é uma das iniciativas do projeto e traz de forma lúdica informações importantes sobre como adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da ferrovia. A publicação produzida em conjunto com a OSCIP  Colorir Criando Valores, será distribuída a todos os alunos das escolas envolvidas no projeto. 

 

 

 

Números do projeto em 2017

Total de 1.456 alunos envolvidos

248 profissionais envolvidos e capacitados

1.060 alunos visitaram o Museu Vale

611 alunos andaram de Trem de Passageiros, sendo 366 pela primeira vez

210 alunos visitaram o Parque Botânico Vale

5 escolas participantes:

- EMEF Antônio Coutinho de Oliveira, Retiro Saudoso-Cariacica

- EEEF General Tibúrcio, Porto de Santana-Cariacica

- EEEFM Jones José do Nascimento, Central Carapina-Serra

- EEEFM Jones José do Nascimento, Central Carapina-Serra

 - EMEF Lacy Zuleica Nunes, Carapina Grande-Serra

-  EMEF Maria Magdalena Pisa, São Geraldo-Serra

-  EMEF Maria Magdalena Pisa, São Geraldo-Serra

Publicado: 11/12/2017



Parceiros

  • VALE
  • Big all - psicologia (CONSULTORIA)
  • CONCASE
  • TERCEIRO SETOR CONECTADO
  • ELKEM  - EMPRESA
  • Rede Internacional dos Contadores de HIstórias
  • Rede de Atenção da Criança e do Adolescente de Serra
  • MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DE BRASÍLIA

Rua Italina Pereira Motta nº 440 - sala 104
Plaza Shopping, Jardim Camburi, Vitória/ES
CEP: 29090-370

Tel 1 : 27 9.9824 0198 - Vivo
Tel 2 : 27 9.8810 6462 - Oi
Tel 3 : 27 3026 2523 - Fixo

Nos adicione no whatsapp

Mapa do site:

Subir