PROJETO ANTIBULLYING É DESTAQUE NO JORNAL NACIONAL.

Publicado: 29 de Dezembro de 2017
Escola da Serra está entre as 5 com melhor gestão do país após implantar projeto contra bullying.
Escola Estadual Jones José do Nascimento, da Serra, venceu a etapa regional do Prêmio Gestão Escolar 2017 e vai representar o Espírito Santo e o Sudeste na etapa nacional.

onstantes registros de agressões já chegaram a dar à Escola Estadual Jones José do Nascimento, que fica em Central Carapina, na Serra, o título de uma das mais violentas do Espírito Santo. Há dois anos, essa situação vem mudando, depois da implantação de um projeto contra o bullying. O ambiente escolar se modificou tanto que a instituição foi selecionada para a etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar 2017 e já está entre as cinco melhores do país.

O projeto "Novo Jones, lugar de gente feliz" conta com ações que vão desde o diálogo a atividades dentro de sala de aula que visam ensinar as crianças a refletirem sobre o bullying desde cedo.

O professor e psicopedagogo Eugenio Fernandes busca chamar a atenção dos estudantes de todas as formas: dança, brinca e faz até teatro, tudo com a participação deles.

"Essa convivência que vai aprimorando as nossas relações. No início, principalmente na infância, a gente percebe que as crianças se defendem mordendo, batendo, e somente com o exercício elas percebem que não é através das agressões que vão resolver os problemas, mas através do diálogo", explicou.

A diretora Juliana Rohsner, idealizadora do projeto, explicou que a mudança procura evitar todos os maus hábitos entre os alunos, desde os menores. O resultado é que a escola não registra agressões desde agosto do ano passado.

“A gente conseguiu conversar com as crianças e trazê-las para o nosso lado. Cortamos desde coisa pequenininha: se uma pessoa empurrava a outra no recreio e isso era considerado normal, hoje não é mais”, disse.

E completou: "As crianças falavam, por exemplo, 'seu cabelo é assim, é diferente', e depois já começavam a partir para palavras pejorativas. A gente nunca sabe o que uma fala nossa vai provocar na outra pessoa", frisou.

DESTAQUE:

Música, teatro e dança para unir os alunos e acabar com a violência. Assim a Escola Estadual Jones José do Nascimento, na cidade da Serra, no Espírito Santo, virou referência no combate ao bullying.

Em rede nacional apareceu no Jornal Nacional - http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/12/escola-de-ituporanga-santa-catarina-ganha-premio-de-gestao-escolar.html

Compartilhe:

Arquivo