Irmãos Professores, Escritores e Contadores de Historias conquistam cadeiras na Academia Internacional de Literatura Brasileira

Publicado: 26 de Março de 2021
Irmãos Professores, Escritores e Contadores de Historias conquistam cadeiras na Academia Internacional de Literatura Brasileira

Eugênio Fernandes, nascido em São Roque/SP e Rita Santos de Sorocaba/SP ambos “autonaturalizados” Capixabas, se tornaram membros da AILB em março de 2021.



Para professores, escritores e artistas da narrativa, disseminar a cultura da leitura à diversos lugares é a grande magia do escritor. Os professores, escritores e contadores de histórias já vem conquistando espaços e prêmios na área do terceiro setor com a organização Colorir Criando Valores, onde ambos são diretores, entre eles destacamos: a certificação de tecnologia social do projeto colorir através da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Unesco, o Prêmio Estadual e Nacional SESI/PSQT – sustentabilidade, participação como membros da Rede Internacional de Contadores de Histórias e Rede Nacional da Primeira Infância. E para nossa alegria agora em março o currículo literário de ambos foi aceito na Academia Internacional de Literatura Brasileira. (AILB – fundada em 12 de setembro de 2020) ocupando respectivamente as cadeiras de n° 411 e 415. Com 13 (livros) obras escritas e diversos artigos científicos.
  

Talvez o grande feito foi escrever, editar os livros em parceria com empresas privadas e fazer chegar uma excelente literatura para as crianças de comunidades de risco social através dos projetos desenvolvidos de forma gratuita. Hoje são mais de 120.000 exemplares entregues. A primeira aventura da dupla se deu em 2003 com a escrita não de um livro mas de uma coleção chamada “A turma do Colorir” onde através de sete livrinhos trabalhamos a axiologia valores humanísticos) como o cooperar, organizar, limpar, orientar, reciclar, influenciar e realizar preparando o indivíduo para ser um verdadeiro cidadão. Depois vieram outros títulos, todos disponíveis em pdf no site www.projetocolorir.org.
 

Ser um membro da FOCUS BRASIL dará maior visibilidade aos trabalhos dos escritores brasileiros, pois a instituição incentiva e oportuniza a inserção de novos membros, sendo assim fomos muito bem acolhidos pelo instituto e por todos os acadêmicos. Para os autores autonaturalizados capixabas é uma oportunidade também de levar para conhecimento em nível nacional e internacional as produções dos escritores do nosso estado do Espírito Santos, lugar repleto de gente feliz e talentosa.


O trabalho realizado pelos escritores através da Colorir Criando Valores tem ultrapassado o estado, estamos em diversos eventos em todo o Brasil seja como escritor, contador de história ou ministrando cursos. Como marco de nossa aventura chegamos ao Japão onde através de um jornal impresso em TOKIO milhares de japoneses puderam conhecer o COLORIR.

Em relação a Literatura Brasileira sabemos que em nosso país não temos esta cultura do ler, mas acreditamos que com os trabalhos de grandes autores já conhecidos no mercado com sua editoras e com o trabalho dos autores independentes estaremos disseminando este hábito constituindo num futuro breve um país de leitores.

Queremos agradecer aqui à todas as empresas parceiras, especialmente a Elkem que há 18 anos acredita na potencialidade das ações da COLORIR CRIANDO VALORES e juntos conseguimos avançar continuamente a cada dia e a Empresa Vale que também através dos projetos em parceria juntamos os sonhos e transformamos em lindas histórias de sucesso.


Sobre os autores:
  • Eugênio Fernandes – Graduado em Desenvolvimento de Pessoas, Sociologia e Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuroeducaçao e Pós graduando na Arte de Contar Histórias.
  • Rita Santos – Graduada em Pedagogia e Letras/Português, Especialista em Gestão e Pós graduanda em Educação Ambiental.

 

Fonte da Matéria: FOCUS BRASIL

Compartilhe:

Arquivo