Projeto CUIDA DE MIM é destaque no SITE da Prefeitura Municipal da Serra-ES

Publicado: 12 de Junho de 2012
 
 
 
“Dia C” de combate ao bullying em escola de Cidade Pomar
A equipe do Projeto Colorir estará na EMEF Cidade Pomar, na terça-feira, 12, das 7 às 11h30

Priscila Cavalcante

priscila.nivea@serra.es.gov.br

A equipe do Projeto Colorir estará na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade Pomar, nesta terça-feira ( 12),  das 7 às 11h30,  para as atividades do “Dia C – Multiplicando o Projeto Cuida de Mim”.  As ações serão voltadas para a aplicação de um questionário retratando a questão dos conflitos na escola, concurso de desenho, certificação dos representantes de turma e a entrega das camisas do projeto.

DivulgaçãoEm Cidade Pomar, participam estudantes do 5º ao 9º ano.

O “Dia C” é o momento da culminância dos módulos do projeto “Cuida de Mim”, que realiza ações no ambiente escolar de enfrentamento ao bullying. O projeto tem como objetivo ensinar as crianças desde cedo para a importância de saber lidar com as diferenças entre os colegas, sejam elas físicas ou psicológicas.  Em Cidade Pomar, participam estudantes do 5º ao 9º ano.

As atividades do projeto são desenvolvidas por meio de ações dinâmicas e interativas com esses estudantes. O conteúdo é passado de forma lúdica com palestras, teatro e apresentações de vídeos que abordam os principais casos, as brincadeiras de mau gosto e a resolução de conflitos entre os colegas.

Neste ano, o projeto “Cuida de Mim” integrou outras ações que eram desenvolvidas separadamente na escola com a aglutinação dos projetos “Disciplina Colorida” e “Escola de Pais” no enfrentamento ao bullying.

A próxima etapa do projeto é a dramatização de histórias fictícias e reais sobre bullying. A tarefa dos estudantes será elaborar diversas peças teatrais sobre o tema e também buscar uma solução para o problema.

Disciplina Colorida - O Projeto Disciplina Colorida aborda a questão da disciplina não como uma forma autoritária ou punitiva, mas mostra ao aluno com mau comportamento que as atitudes dele podem melhorar. Toda escola que adere ao Projeto Colorir tem uma placa contando os dias sem violência na escola. Líderes de turma são responsáveis por constatar problemas de vandalismo e violência, sem identificar nomes, pois o intuito não é punir os agressores.

Escola de Pais - Tão importante quanto disciplinar e informar aos estudantes sobre o respeito e amor ao próximo é também fazer com que os pais participem desse processo de melhoria nas relações. Para isso, existe o projeto “Escola de Pais”. Mensalmente, são realizadas palestras voltadas para os pais e responsáveis dos estudantes, alertando sobre a importância da participação da família no sucesso do projeto “Cuida de Mim”.

Todas essas ações fazem parte do Projeto Colorir que atende as EMEF’s Cidade Pomar e Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. As EMEF’s Serra Dourada e Valéria Maria Miranda, de Vila Nova Colares, hoje realizam trabalhos de forma autônoma. O projeto Colorir deu tão certo nessas unidades que elas conseguem realizar o trabalho de forma única e independente.

O objetivo do Projeto Colorir é levar para o ambiente escolar a valorização do patrimônio público e a harmonia entre os colegas e professores dentro da sala de aula. Unidades de ensino que tenham interesse em participar do Projeto devem entrar em contato através do site www.projetocolorir.org ou por e-mail: projetocolorir@projetocolorir.com.


 

CRÉDITOS: Secretaria de Educação | 06/06/2012


Compartilhe:

Arquivo